Foto: https://jcce.com.br
RÉVIA HERCULANO
( Brasil – Ceará )
Révia Maria Lima Herculano é escritora (poetisa e romancista) e professora de Língua Portuguesa.
Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 07 de novembro de 2018, sendo saudada pelo acadêmico Carlos Augusto Viana. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Carlos d'Alge, cadeira 36, cujo patrono é o Senador Pompeu.
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, tem especializações em Literatura luso – brasileira (UFC) e em Educação de Jovens e Adultos (MEC – Brasília). Cursa Teologia e Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza e dedica-se ao estudo da Literatura Grega no Departamento de Letras Clássicas da UFC.
É membro da Academia Cearense de Letras, da Academia Fortalezense de Letras (Cadeira no 10 – Patrono: Domingos Olímpio) e da Academia Cearense da Língua Portuguesa. Integra a Sociedade Amigas do Livro e a Associação Brasileira de Bibliófilos.
Obras publicadas: Aurora Escassa; Dedé Demais; Voando com Isabelhinha – uma aventura ecológica; O Silêncio das Araras –Romanceiro do Brasil; Foguete de Papel; Chão Aberto; A Galera do Bem; Solo Sagrado; Por serdes vós quem sois.
REVISTA DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS. FORTRI NIHIL DIFFICILE Divisa de Beasconsfield. Ano CXVII – N. 73, 2012. Fortaleza, Ceará: edições Demócrito Rocha, 2012. 344 p.
Ex. bibl. de Antonio Miranda
Ira de Lírio
Assim, fiquem Príncipes sapos;
e as uvas levedem a vinha.
Na escada, não há mais sapato:
princesa é uma triste rainha.
Fiquem as manhãs sem auroras
e o mundo sem teogonia.
São cinzas da vida as horas...
Vai alma anelando agonia.
Fechem janelas, fechem porta
que a lua, a grande noite aborta
nesse caos onde a terra tombe.
E gotejam sangue os lírios,
pois lírios enfim são delírios
dos cálices em hecatombe.
*
VEJA E LEIA outros poetas do CEARÁ em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/ceara/ceara.html
Página publicada em janeiro de 2023
|